Formação Pedagógica

Formação Pedagógica

Formação Pedagógica

O curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados da Faculdade Cristã da Amazônia - FCA, é direcionado para profissionais portadores de diploma dos cursos de bacharel ou tecnólogo que buscam ampliar seu campo de atuação no ensino, agregando matérias às suas habilidades. Em um período de apenas 6 a 8 meses, o profissional da educação já pode começar a atuar em mais uma área.  Você que sonha em ser professor ou deseja contribuir com a Educação, mas ainda não tem uma licenciatura? Sabia que se você já é formado em algum curso superior é possível obter uma segunda graduação pedagógica em menor tempo e obter o grau de licenciatura? Se a sua vontade é de atuar como docente, a Faculdade Cristã da Amazônia - FCA traz o curso especialmente para você.

Informação de acordo com a Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019

 O QUE É FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS?

Esse curso de complementação é a maneira que portadores de diplomas de bacharel e de tecnólogo têm para atuar em espaços escolares e não escolares enquanto educadores. Afinal, entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, apenas a segunda modalidade de nível superior garante a atuação do profissional na sala de aula.

QUAIS ÁREAS A FACULDADE CRISTÃ DA AMAZÔNIA - FCA OFERECE O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA?

  • Educação- Licenciatura em Pedagogia

  • Educação Física – Licenciatura em Educação Física

QUEM PODE FAZER FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA OU EDUCAÇÃO FÍSICA?

Somente poderá fazer a Formação Pedagógica quem já concluiu um curso de nível superior com titulação de bacharel ou tecnólogo, qualquer que seja a área de atuação.

QUANTO TEMPO DURA O CURSO?

O aproveitamento das disciplinas e o conhecimento já adquirido no primeiro curso permitem que o tempo desta segunda graduação seja menor. A matriz curricular é focada na área do curso escolhido e prepara o profissional para ter as habilidades necessárias para lecionar na nova disciplina. O curso de Formação Pedagógica pode ser concluído em até 6 meses, já oportunizando a ampliação do campo de atuação do professor assim que receber o novo diploma

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LICENCIATURA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA?

A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.

O QUE É FORMAÇÃO DOCENTE E PEDAGÓGICA?

O curso de Formação Pedagógica de Docentes visa a formação de professores com nível superior para lecionar disciplinas nas quais já tem experiência e que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio.

POR QUE OPTAR PELA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA?

Essa modalidade é ideal para quem deseja ou já atua como professor, mas ainda não possui a devida formação ou habilidades pedagógicas na área de docência. Além disso, é imprescindível que o professor busque sempre o aperfeiçoamento para melhorar ainda mais as práticas de ensino-aprendizagem, bem como para valorizar essa nobre profissão que tanto é essencial para a construção de uma sociedade melhor.

COMO A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PODE ME AJUDAR EM CONCURSO PÚBLICO?

o final do curso, o profissional recebe um novo diploma que também é válido nos concursos públicos de todo o país. Então, a nova formação aumenta ainda mais as oportunidades e chances de se candidatar para as vagas e ser um servidor público. A carreira pública traz muitos benefícios para o trabalhador, com ótimos salários e estabilidade. E a área da educação sempre tem uma grande quantidade de vagas nos concursos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEGUNDA LICENCIATURA E FORMAÇÃO PEDAGÓCICA?

A dúvida sobre a diferença entre os dois cursos é muito comum. Como já explicamos, a segunda licenciatura é destinada aos profissionais que já possuem uma formação em licenciatura e desejam ter um novo diploma em outra disciplina, para lecionar em mais uma área da educação. Já o curso de Formação pedagógica é destinado aos profissionais que são formados em um curso de graduação bacharel ou tecnólogo e desejam se tornar professores e dar aulas. Uma psicóloga, por exemplo, pode realizar o curso de Formação Pedagógica em Pedagogia e lecionar nesta área para alunos dos anos iniciais. O curso de Formação pedagógica também pode ser concluído a partir de 6 meses.