EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Além de disciplinas relacionadas à saúde, esportes, lazer e recreação, entre outros, a licenciatura em Educação Física oferece aprendizados voltados à didática e ao ensino.

 

Como é o curso?

Na licenciatura em Educação Física você começa estudando disciplinas mais generalistas, que são necessárias para que você entenda como funciona o corpo humano e de que forma as atividades físicas geram impacto nele. Por isso, entre as matérias estudadas estão Fisiologia Humana, Anatomia e Fisiologia do Exercício.

Na medida que o curso se desenvolve, outras disciplinas da grade curricular são apresentadas, aprofundando os estudos. É o caso de Didática, matéria que será essencial para que o profissional tenha como desempenhar sua função adotando práticas adequadas para o ensino; e História da Educação, responsável por dar a ele um panorama a respeito do desenvolvimento dessas práticas ao longo do tempo, entre outras.

Em média, todo esse processo leva cerca de quatro anos, sendo necessário que o aluno realize estágios obrigatórios e apresente seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para concluir a formação.

 

As áreas de atuação

Não pense que o trabalho do professor de Educação Física se resume às quadras das escolas. Ele pode fazer muito mais do que isso, seja formado como bacharel, seja formado como licenciado ou até com as duas formações.

Dedicado aos esportes, o profissional de Educação Física pode comandar o treinamento de atletas e equipes em modalidades como o handebol, bastante praticado principalmente nas escolas públicas do país, o futebol, certamente a prática mais popular, e a natação.

Atuando no lazer, o especialista é o responsável pela organização de eventos como colônias de férias ou atividades para a terceira idade, por exemplo.

Uma vez dedicado à área da saúde, cabe a ele trabalhar dentro de clínicas em parceria com uma equipe multidisciplinar na coordenação de práticas que visam a melhoria nas condições de saúde do paciente.

 

O mercado de trabalho

Com a faculdade de Educação Física, na modalidade licenciatura, você é direcionado para a área do ensino, o que significa que seu espaço de trabalho prioritariamente passa a ser o da escola ou dos centros de pesquisa. Licenciado, o profissional consegue boas oportunidades em instituições de ensino públicas e particulares, além de poder atuar em escolas de natação, futebol, entre outras modalidades.

Já na área de pesquisa acadêmica, o trabalho é iniciado com projetos de monitoria durante a graduação e se estendem ao longo do mestrado e do doutorado. Existem bolsas de pesquisa que financiam os projetos tidos como os mais qualificados. Além disso, é possível dar continuidade aos trabalhos mesmo após a conclusão desses programas, por meio de instituições de pesquisa.

De qualquer forma, ao obter o título de licenciado em Educação Física, o profissional pode optar entre um desses dois segmentos ou até conciliar as duas atividades, caso seja de seu interesse.

 

O perfil do profissional

Ao escolher a licenciatura em Educação Física, o mais importante é que você tenha em mente que o espaço do ensino e da pesquisa será o seu habitat ao longo dos anos. Isso é especialmente interessante para quem gosta de buscar respostas para demandas sensíveis à sociedade e que trarão impacto significativo nas práticas de rotina da profissão.

Além disso, no ensino, você pode ter contato como públicos de diferentes perfis, conscientizando e criando meios para que, no futuro, o esporte transforme a vida de inúmeras pessoas.

De qualquer forma, a Licenciatura em Educação Física é uma das atividades mais importantes para a população. Essa é uma formação para quem tem interesse em esportes, mas além disso, também gosta de ensinar ou de encontrar respostas para questões latentes à prática no dia a dia.

 

DURAÇÃO

04 anos.