CURSOS TÉCNICOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSOS TÉCNICOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSOS TÉCNICOS - SEGURANÇA DO TRABALHO

Perfil profissional de conclusão

Analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Campo de atuação

Indústrias. Hospitais. Comércios. Construção civil. Portos e aeroportos. Centrais de logística. Instituições de ensino. Fabricação e representação de equipamentos de segurança. Empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Ocupações CBO associadas

351605-Técnico em segurança do trabalho.

Normas associadas ao exercício profissional

Lei no 7.410/1985. Decreto no 92.530/1986. Portaria MTE no 3.275/1989. Portaria MTE 3.214/1978. Portaria MTE 262/2008.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Agente de Observação de Segurança.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Especialização técnica em higiene ocupacional. Especialização técnica em ergonomia. Especialização técnica em prevenção e combate a incêndio. Especialização técnica em meio ambiente. Especialização técnica em segurança do trabalho na construção civil. Especialização técnica em segurança do trabalho em petróleo e gás.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em segurança no trabalho. Bacharelado em engenharia civil. Bacharelado em engenharia elétrica. Bacharelado em engenharia mecânica. Bacharelado em engenharia de produção. Bacharelado em engenharia química. Bacharelado em arquitetura.

DURAÇÃO

18 meses - (1500h)