CURSO TÉCNICO - ENFERMAGEM

CURSO TÉCNICO - ENFERMAGEM

CURSOS TÉCNICOS - ENFERMAGEM

Perfil profissional de conclusão

Realiza curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos. Aplica as normas de biossegurança.

Campo de atuação

Hospitais. Unidades de pronto atendimento. Unidades básicas de saúde. Clínicas. Home care. Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas. Consultórios. Ambulatórios. Atendimento pré hospitalar. Instituições de longa permanência. Organizações militares.

Ocupações CBO associadas

322205-Técnico de enfermagem.

Normas associadas ao exercício profissional

Lei no 7.498/1986. Decreto no 94.406/1987.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo

Agente de Combate às Endemias. Cuidador Infantil. Cuidador de Idoso. Agente Comunitário de Saúde.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo

Especialização técnica em enfermagem do trabalho. Especialização técnica em instrumentação cirúrgica. Especialização técnica em saúde mental. Especialização técnica em terapia intensiva. Especialização técnica em estratégia de saúde da família. Especialização técnica em saúde do idoso. Especialização técnica em emergência e urgência. Especialização técnica em hemodialise. Especialização técnica em oncologia. Especialização técnica em diagnóstico por imagem. Especialização técnica em centro cirúrgico.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

Curso superior de tecnologia em radiologia. Curso superior de tecnologia em gestão hospitalar. Bacharelado em medicina. Bacharelado em enfermagem. Bacharelado em farmácia. Bacharelado em biomedicina. Bacharelado em fisioterapia.

DURAÇÃO

18 meses - (1800h)